PROFANADO O TEMPLO



O Senhor me disse: Homem mortal, preste atenção em tudo o que você vir e ouvir. Eu vou lhe dar as leis e regulamentos do Templo. Note bem quais as pessoas que têm permissão para entrar no Templo e as que não têm. Diga a esses israelitas rebeldes que eu, o Senhor Deus, não vou tolerar mais as coisas vergonhosas que eles estão fazendo. Eles têm profanado o meu Templo, deixando estrangeiros que não foram circuncidados, gente que não me conhece, entrar no pátio do Templo quando a gordura e o sangue dos sacrifícios estão sendo oferecidos a mim. Assim, fazendo todas essas coisas vergonhosas, o meu povo tem quebrado a minha aliança Ez 44.5-7.
Profanando o meu Templo Ezequiel Cp 8.
Numa visão Ezequiel foi levado a Jerusalém, onde viu a glória do Deus de Israel e a idolatria do povo e dos líderes de Israel. E disse: Homem mortal, rebente esta parede. Arrebentei a parede e encontrei uma porta. Ele me disse: Entre e veja as coisas imortal e vergonhosas que estão fazendo ai dentro. Entrei e olhei. As paredes estavam cobertas com desenhos de cobras e outros animais impuros e de outras coisas que os israelitas estavam adorando. Homem mortal, você vê o que está acontecendo? Olhe para as coisas nojentas que o povo de Israel está fazendo aqui para me afastar cada vez mais do meu lugar santo. Você verá coisas ainda mais vergonhosas do que essas. Aí Deus me perguntou: Homem mortal, você está vendo o que os líderes israelitas estão fazendo em segredos? Estão prestando culto em um salão cheio de imagens. A desculpa deles é esta: O Senhor Deus não está vendo. Ele abandonou o pais. Deus quer mostrar a seu profeta que ele está vendo o que os líderes do povo de Deus pensavam estar fazendo em segredo. Deus vê o que acontece até nos lugares mais escondidos. Cobras e outros animais que os israelitas estavam adorando.
Em vez de adorar ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão Rm 1.23.
Tem quebrado a minha aliança.
Quebrar a aliança é o mesmo que deixar de ser o povo escolhido do Senhor, o grande pecado de Israel era a adoração de ídolos. O castigo que viria sobre o povo de Deus é pintado em cores vivas, com figuras de linguagem que impressionam. O profeta volta a dizer que o grande pecado do povo era a adoração de ídolos. Eles se orgulham das suas lindas joias, porém as usaram para fazer ídolos nojentos. Foi por isso que Deus fez com que eles ficassem com nojo das suas riquezas. Deus usaria nações pagãs para castigar o seu povo. Trarei aqui as nações mais perversas e lhes darei as casas de vocês. Quando eu deixar as nações pagãs profanarem os lugares onde vocês adoram até os homens fortes perderão a confiança em si mesmo. Ez 7.20,24.
Não farei nada quando o meu Templo for desrespeitado, quando ladrões o invadirem e profanarem v.22. Há luta nas ruas, e pestes e fome nas casas. Quem estiver no campo morrerá na batalha, e quem estiver na cidade será devorado pela peste e pela fome v.15. Se preparem, o fim chegou, eu os estou julgando pelo que fizeram Ezequiel não se cansa de repetir que Deus não castiga por capricho ou num acesso repentino de ira.

Comentários

TEMPLO